Com o fim do ano se aproximando, as empresas estão começando a pensar no planejamento comercial para 2021. Afinal, qualquer tipo de estratégia e campanha de vendas exige muito estudo e dedicação. Dessa forma, é essencial que você aproveite este último trimestre para projetar suas metas para o ano que vem.
Além disso, sabemos que 2020 foi um ano realmente desafiador para as empresas. Ou seja, muitos perderam seus investimentos e precisaram se reinventar. Sendo assim, é ainda mais importante já começar a pensar neste novo ciclo!
Confira abaixo 3 dicas para começar o planejamento comercial para 2021:
Faça uma comparação entre os últimos anos
Como 2020 foi um ano atípico para o comércio, a primeira coisa que você precisa considerar é o parâmetro de suas metas. Como não será possível utilizar este ano como base, o ideal é que você analise os últimos anos de venda para ter uma ideia melhor de como o seu negócio se comporta.
Dessa forma, será muito mais fácil montar um planejamento comercial para 2021 que seja mais realista.
Comece a reaquecer sua base de leads
Outra coisa que não pode ficar de fora do seu planejamento é a interação com os seus leads. Se você deixou de investir em propaganda durante a pandemia, essa é a hora de reaquecer sua base de consumidores para que eles voltem a comprar seus produtos em 2021!
Para isso, você pode investir nas redes sociais, no e-mail marketing e outras estratégias de marketing digital. Use sua criatividade!
Seja realista
Infelizmente, nosso futuro com a pandemia ainda é incerto. Portanto, é muito importante que você consiga elaborar um planejamento comercial para 2021 que seja realista. Comece aos poucos. Durante o ano, caso seja possível, você poderá readequar os planos para que eles reflitam a realidade.
Boa sorte!
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